Decisão Sobre Estágio Internacional

Probabilidade como ferramenta para organizar decisões complexas sob incerteza.


Contexto do problema

Estruturação racional da decisão a partir de evidências e hierarquia informacional.

Imagine que você é um estudante universitário e surgiu uma oportunidade de estágio internacional em outro país.

Quais perguntas podem ser formuladas para que a probabilidade possa auxiliar a decisão?

  1. Será realmente útil em termos de aprendizado, formação e currículo?
  2. Quais serão as perdas e ganhos afetivos e sociais?

Foco da análise probabilística

Para a primeira pergunta, podemos buscar alguma objetividade por meio da probabilidade. A KyUn defende uma hierarquia para a construção do cenário prévio.

Hierarquia KyUn para o cenário prévio

  1. Nível 1 — Percepção subjetiva
    O plano mais básico da hierarquia. Pode indicar que “parece uma oportunidade de ganho” ou o contrário. O ponto central são os fundamentos: com base em que essa impressão foi formada?
  2. Nível 2 — Depoimentos pessoais
    Relatos de pessoas conhecidas que passaram pela experiência. Mesmo amostras pequenas fornecem fundamentos melhores do que pura intuição.
  3. Nível 3 — Ampliação informal da amostra
    Busca por mais relatos, pesquisas informais e consultas online. A estatística se amplia, mas o risco de viés permanece elevado quando faltam referências confiáveis.
  4. Nível 4 — Artigos especializados
    Textos publicados por especialistas e professores, com maior organização conceitual e tentativa de objetividade.
  5. Nível 5 — Surveys estruturados
    Questionários aplicados em pesquisas qualitativas bem conduzidas.
  6. Nível 6 — Estudos comparativos de grandes amostras
    Comparações entre estudantes que participaram e que não participaram, com controle de variáveis de confusão. São raros neste tema.

Referências principais (classificadas na hierarquia)

  1. ESNsurvey — European-wide student mobility survey.
    Relatório com grande amostra (~22.000 respostas), útil para benchmarking internacional.
  2. Seccia, L. (2017) — Developing a Global Engineer.
    Estudo sobre experiências de estudantes de engenharia e ciência da computação.
  3. Heinze, U. et al. (2013) — International Exchange in Higher Engineering Education.
    Levantamento representativo sobre mobilidade em engenharia.
  4. Sun, Y. et al. (2023) — Satisfaction with Online Study Abroad Predicted by…
    Modelo empírico sobre fatores preditores de satisfação.
  5. Kéri, A. (2022) — Foreign student satisfaction and its effect on loyalty.
    Análise de fatores institucionais e não institucionais.
  6. Durrant & Dorius — Study Abroad Survey Instruments.
    Revisão de instrumentos de avaliação de experiências internacionais.
  7. Ngoc (2022) — Levels of Satisfaction of Students When Joining International Exchange Programs.
    Estudo de caso com análise quantitativa e qualitativa.
  8. Bettez, D. J. (2004) — Assessing Engineering Students' Study Abroad Experiences.
    Referência clássica sobre indicadores de impacto.
  9. Estudos recentes sobre bem-estar e satisfação
    Pesquisas contemporâneas sobre internacionalização e contexto estudantil.
  10. Repositórios de teses e relatórios institucionais
    Fonte frequente de instrumentos completos e análises aprofundadas.